Capelania

O projecto educativo que levou à fundação dos Colégios Fomento deve-se em grande parte ao estímulo de S. Josemaria Escrivá de Balaguer para que os pais tomassem parte ativa na formação escolar dos seus filhos, garantindo que esta não fosse alheia aos valores cristãos.

Vendo a conveniência de que cada colégio tivesse um capelão e que fosse lecionada a disciplina de Religião, estabeleceu-se um protocolo com a Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei, pelo qual esta se ocupa da nomeação dos capelães e dos professores de Religião nos colégios Fomento. A espiritualidade desta instituição da Igreja Católica esteve presente, desde o princípio, na iniciativa responsável dos pais promotores, assim como na finalidade e no estilo educativo dos colégios.

Os capelães seguem as normas pastorais das autoridades eclesiásticas da diocese e integram-se, seguindo as diretrizes da direção, na tarefa conjunta do Colégio. Com o seu trabalho sacerdotal, cooperam para que o espírito cristão esteja presente na formação que se proporciona aos pais, aos professores e aos alunos, com pleno respeito pela liberdade das consciências. Na educação intelectual e do carácter, contribuem para conseguir uma síntese entre a fé cristã e a cultura humana, em colaboração com os professores de Religião, os professores das restantes áreas docentes e os precetores.

Aos pais, oferece-se a possibilidade de participar em diversas atividades organizadas pela Capelania: recoleções, retiros espirituais, cursos doutrinais, etc. Para as mães, organizam-se atividades semelhantes juntamente com o Colégio Mira Rio. Os capelães também estão disponíveis para atender espiritualmente os pais que o desejarem.

Celebra-se diariamente a Eucaristia na Capela do Colégio, às 7h50 e às 9h30, com a assistência de diversos grupos de alunos (de 2ª a 6ª, em períodos lectivos).

A Capelania do Colégio Planalto, no ano letivo 2016 / 2017, está constituída pelos seguintes sacerdotes:
Pe. José Maria Moreira, Pe. Carlos Santamaría e Pe. João Freitas. Pode entrar em contacto através do e-mail: capelania@colegioplanalto.pt

Eventos em Destaque

29 Junho 2017