O que é o IB Diploma Programme?

O International Baccalaureate Diploma Programme (IB-DP) é um programa curricular internacional do ensino secundário (11º e 12º ano), criado na Suíça e actualmente leccionado em mais de cento e cinquenta países em todo o mundo.

No Colégio Planalto, o IB-DP é leccionado desde 1994 e reconhecido pelo Ministério da Educação que concede equivalência ao programa curricular do secundário no ensino nacional. Por ser um curso leccionado em Inglês, os alunos do Colégio que terminarem o IB Diploma Programme terão oportunidade de obter juntamente com este diploma um certificado bilingue.

Em que consiste o currículo do IB Diploma?

O núcleo do programa IB, o DP core, é um dos elementos mais distintos e apreciados pela comunidade escolar e é composto por três elementos, Theory of Knowledge (TOK), Creativity, Activity, Service (CAS) e o Extended Essay. Através do DP core, os alunos IB terão de reflectir sobre a natureza do conhecimento, completar um trabalho de investigação e desenvolver um projecto que envolva apoiar a comunidade.

Além do DP core os alunos terão de frequentar disciplinas pertencentes a pelo menos cinco áreas diferentes, os subject groups. Duas disciplinas de línguas (Português e Inglês), uma disciplina de matemática, uma de ciências naturais e outra de ciências sociais. Por fim os alunos poderão escolher pelo menos mais uma disciplina com a qual se identifiquem mais ou que lhe seja útil para uma futura candidatura a um Curso Superior.

O projecto educativo do colégio, para os alunos do IB-DP, comtempla ainda que os alunos frequentem uma disciplina de religião, filosofia e de educação física juntamente com o currículo IB.

O IB é difícil?

Mais do que um curso difícil, o IB é um programa que exige trabalho e dedicação constante por parte do aluno. Para além dos exames, neste programa os alunos preparam-se desde cedo para um Internal Acessment (avaliação interna) exigente e imparcialmente verificada e avaliada no estrangeiro.  Os alunos IB terão ainda de desenvolver e realizar projectos de apoio à comunidade (no CAS) e fazer um trabalho de investigação (Extended Essay).

É precisamente esta exigência que desenvolve a capacidade de trabalho e um método de estudo que prepara os alunos do IB Diploma Programme de uma forma ímpar para o seu futuro sucesso académico.

É caro frequentar o IB-DP em Portugal?

Sim. Leccionar o IB-DP cria encargos significativos a qualquer estabelecimento de ensino, pois estabelece critérios exigentes nas condições de funcionamento e à formação dos professores.

Apesar de o IB-DP ser sempre um investimento significativo para os pais dos nossos alunos, o Colégio Planalto tem conseguido disponibilizar o IB Diploma Programme nas condições mais competitivas (ver tabela de preços aqui).

Vale a pena fazer o IB-DP?

Objectivamente um aluno do IB-DP concorre ao ensino superior com uma preparação e percurso académico incomparável. O diploma IB-DP é de tal forma reconhecido como um projecto educativo de excelência que Universidades de enorme prestígio, como Yale University ou Stanford University, chegam a atribuir créditos universitários aos alunos que fizeram o Diploma IB com notas elevadas.

É inquestionável que no acesso a universidades estrangeiras, e de uma forma especial universidades anglo-saxónicas, o Diploma IB pode contribuir muito para que o aluno seja aceite nos processos de selecção cada vez mais exigentes destes centros de ensino assim como no concurso a bolsas de mérito.

Vale a pena fazer o IB-DP se o aluno quiser estudar no ensino superior Português?

Sim. Um aluno que pretenda frequentar universidades portuguesas continua a beneficiar em frequentar o IB-DP.  Ao exigir que os alunos frequentem cadeiras estruturais de várias áreas, os alunos do IB-DP não só ficam mais familiarizados com diversas áreas de conhecimento, o que eventualmente poderá ser uma ajuda caso o aluno entenda mudar o seu rumo académico com vista a outro curso universitário, como e acima de tudo, adquirem ferramentas de estudo que os tornam mais capazes de enfrentar os desafios futuros da Universidade.

Assim, qualquer aluno IB no final do programa será capaz de ler, investigar e escrever em Inglês com naturalidade. Em desenvolver projectos de investigação longos e exigentes, produzir relatórios de acordo com o método científico e rever uma literatura académica muito acima da exigida num currículo de secundário do ensino nacional.