Debate sobre o fluxo migratório

No âmbito do plano curricular de História e Geografia de Portugal, o 6º ano aprendeu a origem do fenómeno migratório.

Insistindo na ideia de que a História nos ajuda a compreender a atualidade, este tema deu origem a uma divisão de opiniões na turma.

Assim, organizou-se um debate com o tema O fenómeno migratório - do século XIX até à atualidade, com a seguinte questão: "Devemos permitir a circulação livre de pessoas ou controlar o fluxo migratório?"

Os alunos prepararam o debate durante vários dias com a ajuda dos seus pais e colegas.

O debate em si decorreu com muita serenidade e uma excelente participação dos intervenientes.

Temas como o Tratado de Genebra, o navio Aquarius, a mensagem do Papa Francisco sobre os refugiados, a Guerra na Síria, Donald Trump, entre outros, emegiram nesta conversa.

Concluimos esta feliz iniciativa com a sensação que muito ficou por dizer e que 2h não foram suficientes...