Apresentação
O Colégio Planalto é uma iniciativa de pais e de professores comprometidos com a formação integral dos alunos. Partilhando o ideário dos Colégios Fomento, procura para cada estudante um acompanhamento pessoal que seja esteio de uma personalidade livre e responsável.
Foi reconhecido pelo Ministério da Educação com a Autorização de Funcionamento e sucessivos aditamentos averbados no Alvará n.º 2296.
Assim, a par de uma exigente preparação académica, o Planalto propõe um Programa de Orientação e Formação de Alunos baseado na educação do caráter, valorizando aspetos como a ordem, a generosidade, o gosto pelo trabalho bem feito, a compaixão ou a alegria.
O Planalto pretende formar pessoas: e essa aprendizagem, mais do que nas aulas, aprende-se no ambiente de respeito e amizade que se encontra no Colégio. É desse ambiente que pretendemos fazê-los participantes com estas páginas.
História – 1978 -2018 | 40 ANOS
O Colégio Planalto iniciou as suas atividades no dia 6 de Outubro de 1978 com cerca de 80 alunos do 1º ao 6º ano.
O Colégio tem como entidade titular a Cooperativa Fomento de Centros de Ensino, criada em 1978 por um grupo de pais com a finalidade de proporcionar às famílias uma educação integral e completa, e baseada numa estreita colaboração das famílias com o centro educativo.
A Fomento, que administra quatro colégios - Planalto e Mira Rio, em Lisboa, Cedros e Horizonte, no Porto - propôs-se lançar em Portugal o estilo de educação personalizada, idealizada e promovida pelo pedagogo e professor catedrático da Universidade Complutense de Madrid, Victor Garcia Hoz, sendo pioneira em várias áreas pedagógicas, muitas delas hoje incorporadas no sistema de ensino português.
Em Outubro de 1983, o Planalto transferiu as suas instalações do Bairro do Restelo para as atuais em Telheiras.
Em 1994, aderiu à International Baccalaureate Organization.
Em Setembro de 1996 foi inaugurado um novo edifício, onde funciona o Pré-Escolar e onde se encontram o refeitório e bar, os serviços centrais da Fomento e os serviços administrativos, bem como o Salão Nobre (para conferências e outras atividades similares) e a Capela.
Em Setembro de 2008 foi construída e inaugurada a Creche, junto ao edifício do Pré-Escolar.