Secundário / IB
O que é o IB?
A IBO é uma fundação educacional sediada na cidade de Genebra, na Suíça. Só os colégios reconhecidos, avaliados e credenciados pela IBO estão autorizados a preparar e a apresentar candidatos ao Diploma IB.
O Colégio Planalto foi reconhecido em 1992 pela IBO para lecionar o IB.
O CURSO DO BACHARELATO INTERNACIONAL VISA TRÊS GRANDES OBJECTIVOS:
- Permitir a aquisição duma cultura geral alargada que proporcione aos alunos ferramentas intelectuais de que irão ter necessidade na sua futura carreira universitária.
- Desenvolver nos alunos um elevado grau de autonomia na aquisição dos conhecimentos e na capacidade de análise e reflexão crítica.
- Sensibilizar os alunos para culturas diferentes da sua, a fim de que se tornem adultos abertos e esclarecidos, tolerantes e desejosos de comunicar uns com os outros os seus saberes, vivências e experiências.
O Diploma IB tornou-se o ideal para os estudantes que queiram dedicar-se à obtenção de um curso secundário exigente, de elevadíssima qualidade, e com credibilidade à escala mundial.
O seu carácter bilingue e a sua estrutura própria facilitam não só o futuro percurso universitário, mas também o acesso à carreira profissional.
Escolas superiores como Cambridge, Harvard, Heidelberg, McGill, Oxford, Princeton, Sorbonne, UBC, Yale, consideram, depois de vários anos de experiência, o Diploma IB como o "melhor curso secundário do mundo".
Em Portugal, o curso do IB permite o acesso a todas as universidades, dado que é “equivalente à conclusão do ensino secundário do sistema educativo português”, de acordo com as Portarias nº 779/98 e 433/2005 de 19 de Abril, usando as notas dos exames do IB como substituindo as dos exames nacionais.
Mais informações podem ser consultadas na página oficial da IBO International Baccalaureate Organization
A maioria das universidades e programas com ensino de inglês em todo o mundo têm requisitos de proficiência em inglês para os alunos internacionais. Muitas universidades aceitam pontuações em cursos de idiomas do International Baccalaureate (IB) Diploma Programme (DP) como prova de proficiência no idioma. No entanto, esses requisitos são geralmente desiguais entre as instituições, e ainda há muitas instituições que exigem que os alunos DP apresentem notas de exames de proficiência, para além das que obtiveram no DP. Como tal, a IBO contratou o Centro de Informação de Reconhecimento Nacional do Reino Unido (UK NARIC) para realizar um estudo comparativo independente dos cursos de língua inglesa DP e do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação (CEFR). O objetivo do estudo foi estabelecer qual o nível de competência da língua inglesa de falantes não nativos de inglês demonstrado por diferentes notas do curso DP, em comparação com os níveis do CEFR. O resultado está espelhado neste documento: Documento O Colégio Planalto foi pioneiro, entre todas as escolas portuguesas, a fazer a aposta na internacionalização, ao encetar, há três décadas, as negociações com a prestigiada International Baccalaureate Organization (IBO) com vista à nossa adesão ao “Diploma Programme”, isto é, a aplicação dos currículos do Bacharelato Internacional no Ensino Secundário. Após um longo e trabalhoso processo de adaptação às exigências do IBO, adotou-se no Ensino Secundário do Planalto o programa curricular do Bacharelato Internacional e os nossos primeiros alunos finalistas, que fizeram os exames internacionais, obtiveram o Diploma IB em 1996. Desde então, temos uma história e uma experiência de vinte e quatro de sucesso e de excelentes notas dos alunos que, ao terminar o “Second-IB”, puderam ingressar nas melhores universidades nacionais e no estrangeiro. O Colégio Mira Rio também já iniciou a lecionação do currículo IB no Secundário, mas ainda sem alunas finalistas.Equivalência dos níveis de proficiência do Diploma Programme e do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas
Pioneiros na internacionalização.
30 anos de internacionalização