Conhecimento empírico
26-05-2022
O 3ºA revela um grande interesse por todos os temas relacionados com a Natureza. Assim, nesta semana, dedicaram uma tarde à recolha de amostras de solo e sua análise.
Com sacos de plástico, os alunos organizados por grupos, recolheram amostras de vários tipos de solo que puderam encontrar na entrada do Colégio, junto aos canteiros e à relva.
Na sala de aula, seguiram um protocolo experimental, como verdadeiros cientistas. Colocaram cada uma das amostras em tabuleiros diferentes, devidamente identificados. Cada grupo ficou encarregue de analisar uma das amostras e classificá-la quanto à cor, ao cheiro, à sua textura e a outros aspetos como a presença de matéria orgânica.
As amostras analisadas tinham cores entre o cinzento-claro e o castanho-escuro. Umas cheiravam a barro, outras a terra molhada, outras não tinham cheiro. A textura variava entre a granulada ou a macia. Algumas continham fragmentos de rochas, raízes de plantas, pequenos animais mortos (e vivos!), folhas e ramos de plantas.
No final, concluíram que os solos, além de fundamentais à vida na terra, possuem características diferentes que condicionam a sua adequabilidade à agricultura, distinguindo-os ente solos férteis e inférteis.
É no contacto com a Natureza que os alunos mais aprendem, com mais gosto e interesse, consolidando o que lhes é transmitido pelos livros e professores.