"Ephemera" - Apenas Por Um Dia
18-03-2017
O Ricardo Lopes encontra-se a frequentar o primeiro ano do IB Diploma no Colégio Planalto. O seu interesse pela engenharia mecânica tem sido preponderante nas escolhas técnicas e plásticas neste princípio de curso.
Nesta série de trabalhos, o Ricardo reflete sobre o ritmo acelerado da vida moderna e a falta de vínculos e de compromissos a que Zygmunt Bauman chamou de «Modernidade Liquida». Neste exercício foram escolhidos objetos a partir dos quais se desenvolve uma narrativa crítica sobre a falta de tempo para as pessoas de conhecerem e se amarem numa analogia improvável entre o quadro «O Casamento dos Arnolfini» de Jan Van Eyck, de 1434 e os eletrodomésticos como símbolo do progresso e de modernidade. Na batedeira, por exemplo, podemos ver como Giovana e Giovani Arnolfini, suspensos nas varinhas tocam-se esporadicamente mas nunca permanecem em frente um do outro, um pouco à maneira das famílias modernas que valorizam o ritmo frenético da vida em detrimento dos afectos. No fundo da tampa de uma máquina de lavar descobrimos Giovani Arnolfini desfigurado com a rapidez do movimento centrípeto do eletrodoméstico. Logo ao lado, a mesma dificuldade em descobrir a bela Giovana em rotação acelerada nas pás de uma ventoinha.
A beleza só está ao alcance daqueles que param para ver e admirar. Só então estaremos em condições de agradecer o extraordinário dom da Criação. Se pelo contrário habituarmos os nossos sentidos à fugacidade, não voltaremos sequer a admirar a Beleza, ela passará a ser uma impossibilidade não só porque não a conseguiremos compreender mas porque estará definitivamente fora da esfera do desejo.
Nos últimos anos, o Colégio Planalto tem desenvolvido um modelo de ensino de artes visuais baseado na Cultura Visual. Tal modelo que surge inicialmente associado à Escola de Frankfurt, sobretudo na ideia de que a indústria cultural pode ser trazida para o mundo da arte, abre um espaço importante de intermediação entre o mundo cultural dos alunos e dos professores. Nos anos 90 a cultura Visual chega às escolas com um propósito declaradamente ideológico, assumindo a génese marxista, em particular em torno das políticas de identidade, renúncia ao poder disciplinar, minorias culturais, etc. Tornava-se urgente a produção de um modelo alternativo de vínculo cristão que ocupasse um espaço pedagógico de vanguarda no ensino artístico.
Nesta exposição que pretende ilustrar o modelo, os objectos são mediadores de significados culturais. Os alunos desenvolvem a partir destes trabalhos um sentido mais profundo do mundo e da sua existência comprometendo-se com um papel ativo e transformador na sociedade.