Os primeiros passos da "Câmara Alta"
13-04-2016
Oito alunos, distribuídos entre as turmas do PY e do 1st IB, decidiram aceitar o desafio proposto pelo Colégio Planalto para darem início a uma ação de formação política sob a égide do grupo Senado. A esta associação de educação política, sem qualquer cor partidária, foi dada o nome de Câmara Alta.
O Senado, “pai” da Câmara Alta, é um grupo de formação política cujo diretor é o economista Dr. António Capela. Esta associação surgiu após alguns membros de diversas juventudes partidárias se terem apercebido que estas apresentavam grandes lacunas em termos de debate político, nomeadamente no que toca ao seu conteúdo. O Senado está aberto a todas as pessoas maiores de idade e de qualquer filiação política, conquanto não rejeitem a prática religiosa.
Foi neste contexto que o Colégio Planalto propôs um trabalho conjunto com o Senado de modo a fomentar a discussão política entre os seus alunos. Nasceu assim o projeto Câmara Alta.
Após um dia de apresentação do projeto aos alunos do PY e do 1st IB no dia 18 de dezembro e de um conjunto de entrevistas levadas a cabo mais à frente no ano letivo, os oito membros constituintes da Câmara foram escolhidos. As sessões deste grupo são quinzenais e todas são subordinadas a um tema diferente, tendo para o efeito a companhia de convidados especializados nesses assuntos. As reuniões iniciam-se com um pequeno jantar e no final é atribuído a cada participante uma nota, correspondente ao seu desempenho nesse dia.
Até ao momento, já se realizaram duas sessões. A primeira, no dia 16 de março, teve como tema “Moral e Liberalismo” e como orador principal o diretor do Senado, Dr. António Capela. A segunda, no dia 30 do mesmo mês, abordou o tema “A Presença e o Papel de Portugal na União Europeia" e teve como destaque o debate entre dois convidados, ambos membros do Senado.